Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Física 01 - Dinâmica III Energia e Trabalho

1.0 Definição

Ao contrário do que muito se pensa, energia não é só aquela contida em baterias, pilhas ou que liga nossos eletrodomésticos. O conceito de energia envolve muito mais do que isso. Nós, por exemplo, somos capazes de transformar a energia contida nos alimentos em outro tipo de energia, como a mecânica. Sim, os alimentos contém energia que pode ser dada em calorias, quilocalorias, joules e quilojoules:

Energia é a capacidade de realizar trabalho. Importante: A energia nunca pode ser criada ou destruída, sempre é transformada.
Falemos então, da energia do nosso cotidiano, a energia elétrica. A energia da queda d'água numa represa consegue mover as pás giratórias que giram a bobina do gerador. Essa bobina nada mais é que super ímãs posicionados circularmente que quando postos em movimento circular pela ação da água conseguem gerar um campo elétrico. Dois fios condutores saem do sistema gerador e são armazenados de acordo com a política de cada hidrelétrica. 
Existe um experimento, que eu mesmo reproduzi, no qual é possível criar um gerador a partir de um motor, que na verdade são a mesma coisa, é do famoso site do Iberê Tenório, o manualdomundo.com.br Link experimento no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=TyANOy7d-kQ

2.0 Energia mecânica

A energia que vamos estudar a partir de agora, é chamada energia mecânica. Esta é dividida em energia potencial e energia cinética. A energia potencial se subdivide em energia potencial gravitacional - relacionada  à altura e energia potencial elástica - que se relaciona com molas e suas constantes elásticas. Energia mecânica é dada pela soma da energia potencial e cinética de um mesmo sistema.

2.1 Energia Potencial

Energia potencial gravitacional = m.g.h
Energia potencial elástica = (k.x²)/2

2.2 Energia Cinética

Ec = (m.v²)/2

3.0 Trabalho

Representa a energia que é transferida ao corpo a fim de deslocamento. Consideremos um bloco inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal plana. A partir do instante t = 0 Aplicamos ao corpo uma força de intensidade F havendo um deslocamento d do bloco. Portanto dizemos que o bloco realizou trabalho uma vez que houve deslocamento. TRABALHO = FORÇA X DESLOCAMENTO.
A força deve estar em Newton e o deslocamento em metros, assim a unidade de trabalho é N.m ou J.
Importante: Trabalho de uma força centrípeta é sempre nulo.

4.0 Relação entre trabalho e energia cinética

"O trabalho total das forças atuantes numa partícula é igual à variação da energia cinética dessa partícula"

Nenhum comentário:

Postar um comentário