Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Física 01 - Questões cinemática I

1. Fatec - SP. Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade escalar média de 100km/h. Após uma parada de 30minutos, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com velocidade escalar média de 75 km/h. A velocidade escalar média da viagem completa foi, em km/h:
a) 60
b) 70
c) 80
d) 90
e) 100

2. UFRJ. Numa competição, Fernanda nadou 6,0 km e, em seguida, correu outros 6,0 km. Na etapa da natação, conseguiu uma velocidade escalar média de 4,0 km/h; na corrida, sua velocidade média foi de 12 km/h.
a) Calcule o tempo gasto por Fernanda para nadar os 6km.
b) Calcule a velocidade escalar média de Fernanda no percurso completo da prova.

3. Encceja. Sabe-se que o tempo que um motorista leva para pôr os pés no freio, a partir do instante em que ele vê um acontecimento (tempo de reação), é de aproximadamente 0,7 segundos. Se um carro está trafegando numa avenida a 100 km/h, apenas nesse intervalo de tempo de reação do motorista o carro percorrerá uma distância de, aproximadamente:
a) 2,78 m
b) 10,0 m
c) 19,5 m
d) 70,0 m

4. UFSM - RS. Dois ciclistas perccorem, com velocidades constantes, uma pista retilínea. No tempo t = 0, o primeiro encontra-se a 10 m da origem e o segundo, a 15 m. Sabendo-se que suas velocidades escalares são, respectivamente, 15 m/s e 10 m/s, o intervalo de tempo decorrido e a distância apartir da origem onde se dará o encontro serão:
a) 1s e 15 m
b) 1s e 25 m
c) 2s e 25 m
d) 2s e 50 m
e) 3s e 25 m

5. UTFPR. Numa das corridas de São Silvestre,um atleta brasileiro estava 25 m atrás do favorito,o queniano Paul Tergat, quando, no fim da corrida, o brasileiro reagiu, imprimindo uma velocidade escalar constante de 8 m/s, ultrapassando Terget e vencendo a prova com uma vantagem de 75 m. Admitindo que a velocidade escalar de Tergat se manteve constante e igual a 5,5 m/s, o interbalo de tempo decorrido desde o instante em que o brasileiro reagiu até o instante quem que cruzou a linha de chegada foi de:
a) 20s
b) 30s
c) 40s
d) 50s
e) 60s

6. PUC-SP. Um carro, partindo do repouso, assume movimento com aceleração escalar constante de 1m/s² durante 5 segundos. Desliga-se então o motor e, devido ao atrito o carro volta ao repouso com retardamento constante de -0,5m/s². A duração total do movimento do carro foi de:
a) 5 segundos
b) 10 segundos
c) 15 segundos
d) 20 segundos
e) 25 segundos

7. Unisa-SP Um móvel percorre uma tragetória retilínea, em relação a um dado sistema de referência, com movimento uniformemente variado. Ao passar pelo ponto A, sua velocidade é de 2 m/s e,no ponto B sua velocidade é de 6 m/s. Sabendo que a distância BC é o dobro de AB, calcule, em m/s, a velocidade do móvel no ponto c.

8. UFPR. Em uma prova de atletismo, um corredor de 100 metros rasos parte do repouso, corre com aceleração constante nos primeiros 50 metros e depois mantém velocidade constante até o final da prova. Sabendo que a prova foi completada em 10 segundos, o valor da aceleração é:
a) 1,00 m/s²
b) 1,50 m/s²
c) 3,20 m/s²
d) 2,50 m/s²
e) 2,25 m/s²

9. UFRJ. Um paraquedista radical pretende atingir a velocidade do som. Para isso, seu plano é saltar de um balão estacionário na alta atmosfera, equipado com roupas pressurizadas. Como nessa altitude o ar é muito rerefeito, a força de resistência do ar é desprezível. Suponha que a velocidade inicial do paraquedista, em relação ao balão, seja nula, e que a aceleração da gravidade tenha módulo igual a 10 m/s². A velocidade do som nessa altitude tem módulo igual a 300 m/s. Calcule:
a) em quanto tempo ele atinge a velocidade do som;
b) a distância percorrida nesse intervalo de tempo.

10. UFES. Um objeto, lançado verticalmente para cima, retorna ao ponto de paetida em 2,0 segundos. Desprezando a resistência do ar e admitindo g = 10m/s², calcule:
a) o módulo da velocidade inicial de lançamento;
b) a altura máxima atingida pelo objeto.

Veja as resoluções aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário