Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biologia 02 - Cnidários

1.0 Introdução

São um grupo de animais aquáticos, a maioria marinhos. Muitos formam colônias muito numerosas. São pluricelulares, diblásticos (2 folhetos embrionários), protostômios, acelomados e assimétricos.

Grandes novidades evolutivas: Cavidade digestiva, formação de tecidos verdadeiros.

Biologia 02 - Poríferos

1.0 Introdução

Pertencentes ao reino Animalia ou Metazoa, os poríferos foram os primeiros animais da escala evolutiva. São animais de organização simples. Todos os membros são sésseis, ou seja fixos a um substrato, praticamente imóveis, o que fez com que fossem chamados de plantas por muitos anos. Vivem isoladas ou em colônias muito numerosas. Apenas duas familías são de água doce, o restante, marinha.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Física 01 - Questões cinemática I

1. Fatec - SP. Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade escalar média de 100km/h. Após uma parada de 30minutos, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com velocidade escalar média de 75 km/h. A velocidade escalar média da viagem completa foi, em km/h:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Biologia 01 - Angiospermas

1.0 Angiospermas

Novidade evolutiva: Formação de flores, frutos e sementes; e ainda fazem dupla fecundação. 

1.1 Fecundação

Angiospermas tem diferentes tipos de polinização: Anemófila (pelo vento), ornintófila (por insetos), quiroptelófitas (por morcegos) e hidrófila (pela água) garantindo aos grãos de pólen mais chances de fecundar. Assim como nas gimnospermas, os grãosde pólen formam o tubo polínico. Um núcleo espermático fecunda a oosfera dando origem ao zigoto, ou célula ovo; o outro núcleo espermático fecunda os dois núcleos polares (2n) originando o endosperma triploide, que serve como reserva energética da semente.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Física 01 - Cinemática II - Queda Livre

1.0 Galileu

"Todos os corpos soltos num mesmo local, livres da resistência do ar, caem com a mesma aceleração, quaisquer que seja suas massas. Essa aceleração denomina-se gravidade (g)."


Física 01 - Cinemática II - Movimento uniformemente variado

1.0 Definição

No MUV a velocidade passa a não ser mais constante, e a aceleração é diferente de 0. Sempre que a velocidade aumentar com o passar de um determinado tempo há movimento acelerado. Se houver diminuição naquela, movimento retardado.

Física 01 - Cinemática I - Moviemento uniforme

1.0 Definição

Acontece quando há movimentos em que a velocidade é constante, e a aceleração vale 0.
Função horária do MU: S = So + V.t ou simplesmente V = S/t

Veja um exemplo: Um trem, medindo 60 m de comprimento, trafega com velocidade escalar constante de 10m/s e demora 15s para atravessar completamente uma ponte. Qual o comprimento da ponte?

Física 01 - Cinemática I

1.0 Definição

Ramo da física mecânica que estuda os moviementos, sem se preocupar com o que os causou. Essa parte do estudo do que causa determinado moviemento chama-se dinâmica. Uma das partes mais interessantes pra mim.

1.1 Ponto material

Voltando, temos o ponto material, que corresponde ao corpo que, caso esteja em movimento suas dimensões serão despresadas em muitos casos.

Questões - Biologia 01

1) As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que:

Biologia 01 - Gimnospermas

1. Gimnospermas

Grande novidade evolutiva: Formação do tubo polínico tornando a planta independente da água para a reprodução.

Estão presentes no hemisfério norte (taigas) e também na região sul do Brasil mais precisamente na Mata das Araucárias.

domingo, 27 de maio de 2012

Biologia 01 - Pteridófitas

1. Pteridófitas

Grande novidade evolutiva: Vasos condutores de seiva, portanto são traqueófitos ou vasculares.
A presença de tecidos especializados na condução da seiva possibilitou aos vegetais, alcançar um grande tamanho, crescimento de árvores de mais de cem metros de altura. Vasos também possibilitam a rápida reposição de água, permitindo às plantas, ocupar um ambiente mais seco.

Samambaia

Biologia 01 - Briófitas

1. Briófitas

Vegetais fotossintetisantes de hábitat terrestre. Mais comuns são as espécies de água doce, não há marinhas.
Exemplos:

Musgos:
Polytrichum e Spagnum

Biologia 01 - Taxonomia Vegetal

1. Evolução dos vegetais no ambiente terrestre

Acredita-se que as primeiras plantas terrestres se originaram de algas verdes (clorofiladas), já com mutações que, no ambiente terrestre foram se sobressaindo com ajuda da velha seleção natural. São as plantas terrestres: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.