Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biologia 02 - Poríferos

1.0 Introdução

Pertencentes ao reino Animalia ou Metazoa, os poríferos foram os primeiros animais da escala evolutiva. São animais de organização simples. Todos os membros são sésseis, ou seja fixos a um substrato, praticamente imóveis, o que fez com que fossem chamados de plantas por muitos anos. Vivem isoladas ou em colônias muito numerosas. Apenas duas familías são de água doce, o restante, marinha.


2.0 Características

- Pluricelulares;
- Ausência de tecidos verdadeiros, portanto órgãos;
- Corpo dotado de poros - orifícios por onde a água passa;
- Assimétricos ou simetria radial;
- Ausência de sistema nervoso.





 Pelos poros, a água consegue alcançar uma cavidade denominada átrio ou espongiocele, sendo eliminada pelo ósculo.
Os poros são células chamdas porócitos, que ligam o exterior do corpo ao interior do mesmo. Uma vez dentro do organismo do animal, a água fica sujeita à movimentação flagelar dos coanócitos que a circulam e são responsáveis pela digestão intracelular.

2.1 Quanto à sustentação:

Próximo aos poros, na "parede" corporal do animal, existe uma matriz proteica de consistência gelatinosa denominada mesênquima, onde se notam muitas células ameboides e elementos de sustentação. Algumas tem ainda uma espécie de esqueleto composta por espículas, que podem ser de calcário (carbonato de cálcio) ou sílica (silício).

2.2 Quanto à circulação:

Revestindo o átrio interiormente, há uma camada de células flageladas, os coanócitos, responsáveis pelo moviemento da água e obtenção de alimento.

2.3 Quadro resumo:
 
Sistema

Nervoso
Ausente
Muscular
Ausente
Digestório
Ausente, dá-se por fagocitose (vacúolos) nos coanócitos.
Esquelético
Representado pelas espículas.
Circulatório
Ausente, dá-se pelo movimento flagelar dos coanócitos.
Respiratório
Ausente, por difusão, os gases entram e saem das células.
Excretor
Ausente, por difusão cada célula elimina material não aproveitado, que pelo movimento flagelar dos coanócitos, sai pelo ósculo.


3.0 Reprodução

Poríferos podem se reproduzir de forma sexuada - por gemulação; ou de forma assexuada - por brotamento. Como tem grande capacidade de regeneração, quando há perda de parte do corpo,esses animais conseguem desenvolver ambas as partes, o que é considerado reprodução assexuada.

Na reprodução assexuada, há produção de gametas mas não de gônodas. A fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento é indireto, ou seja há formaçãode larvas. Estas são livres-natantes chamdas de parenquímula.

4.0 Classificação

  • calcarea apresenta formação por espículas calcárias;
  • hexactinellida (esponjas de vidro) estrutura-se por espículas de silício;
  • demospongiae constitui-se de espículas ou de fibras de espongina ou de ambas.

Veja o post anterior: Angiospermas

Nenhum comentário:

Postar um comentário