Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Biologia 01 - Gimnospermas

1. Gimnospermas

Grande novidade evolutiva: Formação do tubo polínico tornando a planta independente da água para a reprodução.

Estão presentes no hemisfério norte (taigas) e também na região sul do Brasil mais precisamente na Mata das Araucárias.


Araucaria angustifolia
Conipherophytas

Usando o pinheiro-do-pará como exemplo, este corresponde a geração esporofítica (planta adulta) com raiz axial; caule do tipo tronco e folhas aciculares (forma de agulha). Tratam-se de plantas dioicas (sexos separados).

1.1 Estróbilos

Masculino: estróbilos ou cones masculinos são formados por microsporófilos, estes abrigam os microsporângios, nos quais estão as células-mãe dos micrósporos (2n). Meioses acontecem e originam os micrósporos haploides (n), que depois vem a se transformar nos grãos de polen.

Feminino: também chamados de cones femininos, os estróbilos femininos formam-se do conjunto de folhas modificadas em forma de escamas denominadas megaesporófilos. Cada escama tem um óvulo. Não há ovário, portanto não há frutos.

1.2 Gametófitos

Masculino: São os grãos de polen que são compostos de duas células: uma vegetativa ou célula do tubo - forma o tubo polínico e a outra forma o núcleo espermático.

Feminino: No interior do óvulo há uma célula funcional chamada megásporo, que sofre mitoses até formar mais de dois mil núcleos. Nessa massa está o arquegônio que guarda o gameta feminino (oosfera).

1.2 Fecundação

O transporte dos grãos de pólen até o estróbilo feminino se dá pelo vento - anemófila. Insetos também podem transportar acidentalmente. Depois de transportados, a célula vegetativa do grão de pólen forma o tubo polínico em direção a oosfera. O núcle espermático desce pelo tubo e fecunda a oosfera, formando o a célula-ovo ou zigoto (2n). O óvulo fecundado origina a semente.
CLIQUE PARA AMPLIAR
Veja o post anterior: Pteridófitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário