Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

+ Física - O que faz o avião voar?

Assim como os automóveis, as antigas aeronaves (aquelas de hélice) também utilizam motor de combustão. É o simples princípio da queima do combustível, que realiza trabalho, ou seja há expansão do volume dentro do cilindro, fazendo mover o êmbolo. Este esta ligado a um braço, que esta ligado a um eixo chamado de virabrequim. O virabrequim liga-se à hélice, fazendo-a girar.


Mas para fazer o transporte que responde pelo jeito mais seguro de viajar levantar voo, não é necessário apenas um poderoso motor de impulso, é preciso também vencer a força peso, que, por se tratar de um avião, é um peso e tanto. Para resolver esse problema, foi desenvolvida uma técnica baseada na diferença de pressão, onde haveria a necessidade de criar asas de modo que a pressão na parte de cima fosse menor e maior em baixo. Essa diferença de pressão foi baseado no princípio do suíço Daniel Bernoulli que dizia: quando a velocidade da passagem do ar por uma superfície aumenta, a pressão diminui. Desse modo, há
uma sucção de baixo para cima, ajudando a vencer a força peso. Veja em vídeo mostrando como funciona o motor de avião:


Esse mostra como funcionam as asas de avião, está em inglês mas o que ele quer mostrar realmente é possível entender próximo ao final, que é: A cena em câmera lenta mostra que a velocidade na parte de cima da asa é maior que na parte de baixo, isso confere menor pressão em cima e maior em baixo da asa, isso, como foi dito anteriormente, puxa o avião para cima. Quando essa situação é maior que a força peso, o avião alcança empuxo.



Mais um, do canal Discovery, mostrando como são feitas as asas de avião:


Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário