Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Física 01 - Dinâmica III Potência e rendimento

1.0 Potência

A definição de trabalho não foi suficiente para descrever certos movimentos. Peguemos como exemplo um homem que está carregando uma caixa de 50 kg do térreo do seu condomínio para o 3º andar localizado à 10 m do solo. O homem realiza um trabalho de 500 J. Se o mesmo processo tivesse sido realizado pelo elevador, o trabalho seria exatamente o mesmo. Logicamente o elevador seria mais rápido, por isso viu-se a necessidade de se adicionar o tempo gasto no movimento. Logo, potência média = TRABALHO/INTERVALO DE TEMPO.

domingo, 2 de setembro de 2012

Exercícios Energia mecânica Dinâmica III

01.(FUVEST – SP ) No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se “valor energético: 1509kj por 100g (361kcal)”. Se toda energia armazenada em uma lata contendo 400g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10kg, a altura máxima atingida seria de aproximadamente (g = 10m/s²)

Física 01 - Dinâmica III Energia e Trabalho

1.0 Definição

Ao contrário do que muito se pensa, energia não é só aquela contida em baterias, pilhas ou que liga nossos eletrodomésticos. O conceito de energia envolve muito mais do que isso. Nós, por exemplo, somos capazes de transformar a energia contida nos alimentos em outro tipo de energia, como a mecânica. Sim, os alimentos contém energia que pode ser dada em calorias, quilocalorias, joules e quilojoules:

Resolução - Questões física 01 - Dinâmica I

Confira os resultados, se não viu as questões, clique aqui

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Biologia 03 - Água e sais minerais

1.0 Água

A maior parte de nós é água, aproximadamente 70%. Nos tecidos a água corresponde a 20% e no cérebro 85%. A porcentagem aumenta nas células embrionárias e diminui com a idade.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jogo Cargo Bridge

Esse é um jogo fantástico, onde as noções de espaço e equilíbrio são exploradas de uma forma bem dinâmica. O objetivo do jogo é construir pontes seguras para que os carregadores possam passar e trazer algo do outro lado. Para isso você dispõe de uma quantidade de dinheiro, que varia a cada fase, tendo que saber administrar a quantia, de modo que a ponte seja construída de forma segura. É um ótimo desafio, confira:

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Biologia 03 - Origem da vida (biogênese e abiogênese)

1.0 Oparin

Bioquímico russo, Oparin, em 1920 pronunciou as seguintes condições que levariam à formação da primeira forma de vida na terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Física 01 - Dinâmica II - Movimentos curvos

1.0 Introdução

Segundo Newton, a Terra atrai a Lua da mesma forma que um objeto próximo à sua superfície é atraído. Uma fruta, por exemplo, cai do pé com a mesma natureza com que a Lua é atraída. Mas porque a mesma não cai na Terra?

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Física 01 - Questões dinâmica I (Newton/força elástica/atrito)

1) Consideremos um bloco de massa 3,0 kg, inicialmente em repouso, sobre uma superfície horizontal sem atrito, num local em que g = 10 m/s². A partir de certo instante, aplicamos uma força horizontal T de intensidade 15 N.
a) Qual é a intensidade da força normal Fn?
b) Qual é o módulo da aceleração adquirida pelo bloco?

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Física 01 - Dinâmica I - Força elástica e força de atrito

1.0 Força elástica

Sabendo que as molas podem ser deformadas pela ação de forças - regidas pelas leis de Newton, vejamos o esperimento de Robert Hooke:

domingo, 1 de julho de 2012

+ Física - O que faz o avião voar?

Assim como os automóveis, as antigas aeronaves (aquelas de hélice) também utilizam motor de combustão. É o simples princípio da queima do combustível, que realiza trabalho, ou seja há expansão do volume dentro do cilindro, fazendo mover o êmbolo. Este esta ligado a um braço, que esta ligado a um eixo chamado de virabrequim. O virabrequim liga-se à hélice, fazendo-a girar.

Física 01 - Dinâmica I - As leis de Newton e algumas aplicações

1.0 Leis de Newton

Para Newton todos os corpos do universo devem obedecer às mesmas leis do movimento, não havendo diferença entre movimentos naturais e violentos. O corpo pode estar aonde estiver, na Espanha, Portugal ou até mesmo na Lua; as leis são as mesmas. Basta apenas conhecer as forças que atuam no determinado local de estudo do corpo.

sábado, 16 de junho de 2012

Química 01 - Química orgânica (parte 5)

1.0 Compostos nitrogenados

São funções que, além de apresentarem o carbono, têm também nitrogênio em sua composição. São elas: Amina e amida.

Química 01 - Questões química orgânica (parte 1 a 4)

Exercícios de nomenclatura e representação de fórmulas estruturais:

Química 01 - Química orgânica (parte 4)

1.0 Funções oxigenadas

São compostos orgânicos que, além de apresentarem o elemento carbono, apresentam também oxigênio. São elas: Álcool, enol, fenol, aldeído, ácido carboxílico, cetona, éter e éster.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Química 01 - Química orgânica (parte 3)

1.0 Nomenclatura dos hidrocarbonetos

A nomenclatura dos compostos orgânicos foi determinada pela Iupac. O nome do hidrocarboneto é formado por três partes:

Número de carbonos + tipo de ligação + função orgânica

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Biologia 02 - Nematelmintos

1.0 Introdução


São vermes de corpo cilíndrico, triblásticos, pseudocelomados, protostômios e de simetria bilateral.
Novidades evolutivas: Pseudoceloma, formação do sistema digestório completo.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Química 01 - Química orgânica (parte 2)

1.0 Cadeias carbônicas

Como já vimos, o elemento carbono pode se ligar a outros átomos de carbono por meio de ligações, que podem ser simples, dupla, tripla e ainda duas duplas. Veja como se classificam as cadeias de carbono:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Química 01 - Química orgânica (parte 1)

1.0 Introdução

Também denominada química do carbono, a química orgânica estuda os compostos que tem carbono.

Biologia 02 - Platelmintos

1.0 Introdução

Animais de corpo achatado no sentido dorsoventral, corpo mole e fino. São vermes triblásticos, acelomados, protostômios e com simetria bilateral. Habitam águas doces e salgadas, além de ambientes terrestres úmidos. Alguns são parasitas, que podem ser ectoparasitas: aderem à superfície externa do hospedeiro; e endoparasitas: habitam o interior do corpo do hospedeiro.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Resoluções - Questões física 01 - cinemática II

Veja a resolução dos exercícios, se não viu as questões, veja aqui

Física 01 - Questões cinemática II

1. UFPR. Uma bola rola sobre uma mesa horizontal de 1,225 m de altura e vai cair nim ponto do solo situado à distância de 2,5 m, medida horizontalmente a partir da beirada da mesa. Qual a velocidade da bola, em m/s, no instante em que ela abandonou a mesa? (Considere g = 9,8 m/s²).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Física 01 - Cinemática - Movimento circular uniforme

1.0 Movimento circular uniforme

Trata-se de um movimento que se realiza em trajetória circular de forma uniforme, ou seja,o móvel passa pela mesma posição e com a mesma velocidade em intervalos de tempo iguais.

sábado, 2 de junho de 2012

Física 01 - Cinemática - Lançamento de projéteis

1.0 Lançamento da horizontal

Um corpo, a partir de certa altura do solo, lançado na horizontal com velocidade inicial, descreve um movimento parabólico até o solo, sem resistência do ar, é claro. Observe o arco de parábola formado:

Resoluções - Questões física 01 cinemática I

Veja a resolução dos exercícios, se ainda não viu as questões, veja aqui

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biologia 02 - Cnidários

1.0 Introdução

São um grupo de animais aquáticos, a maioria marinhos. Muitos formam colônias muito numerosas. São pluricelulares, diblásticos (2 folhetos embrionários), protostômios, acelomados e assimétricos.

Grandes novidades evolutivas: Cavidade digestiva, formação de tecidos verdadeiros.

Biologia 02 - Poríferos

1.0 Introdução

Pertencentes ao reino Animalia ou Metazoa, os poríferos foram os primeiros animais da escala evolutiva. São animais de organização simples. Todos os membros são sésseis, ou seja fixos a um substrato, praticamente imóveis, o que fez com que fossem chamados de plantas por muitos anos. Vivem isoladas ou em colônias muito numerosas. Apenas duas familías são de água doce, o restante, marinha.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Física 01 - Questões cinemática I

1. Fatec - SP. Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade escalar média de 100km/h. Após uma parada de 30minutos, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com velocidade escalar média de 75 km/h. A velocidade escalar média da viagem completa foi, em km/h:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Biologia 01 - Angiospermas

1.0 Angiospermas

Novidade evolutiva: Formação de flores, frutos e sementes; e ainda fazem dupla fecundação. 

1.1 Fecundação

Angiospermas tem diferentes tipos de polinização: Anemófila (pelo vento), ornintófila (por insetos), quiroptelófitas (por morcegos) e hidrófila (pela água) garantindo aos grãos de pólen mais chances de fecundar. Assim como nas gimnospermas, os grãosde pólen formam o tubo polínico. Um núcleo espermático fecunda a oosfera dando origem ao zigoto, ou célula ovo; o outro núcleo espermático fecunda os dois núcleos polares (2n) originando o endosperma triploide, que serve como reserva energética da semente.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Física 01 - Cinemática II - Queda Livre

1.0 Galileu

"Todos os corpos soltos num mesmo local, livres da resistência do ar, caem com a mesma aceleração, quaisquer que seja suas massas. Essa aceleração denomina-se gravidade (g)."


Física 01 - Cinemática II - Movimento uniformemente variado

1.0 Definição

No MUV a velocidade passa a não ser mais constante, e a aceleração é diferente de 0. Sempre que a velocidade aumentar com o passar de um determinado tempo há movimento acelerado. Se houver diminuição naquela, movimento retardado.

Física 01 - Cinemática I - Moviemento uniforme

1.0 Definição

Acontece quando há movimentos em que a velocidade é constante, e a aceleração vale 0.
Função horária do MU: S = So + V.t ou simplesmente V = S/t

Veja um exemplo: Um trem, medindo 60 m de comprimento, trafega com velocidade escalar constante de 10m/s e demora 15s para atravessar completamente uma ponte. Qual o comprimento da ponte?

Física 01 - Cinemática I

1.0 Definição

Ramo da física mecânica que estuda os moviementos, sem se preocupar com o que os causou. Essa parte do estudo do que causa determinado moviemento chama-se dinâmica. Uma das partes mais interessantes pra mim.

1.1 Ponto material

Voltando, temos o ponto material, que corresponde ao corpo que, caso esteja em movimento suas dimensões serão despresadas em muitos casos.

Questões - Biologia 01

1) As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que:

Biologia 01 - Gimnospermas

1. Gimnospermas

Grande novidade evolutiva: Formação do tubo polínico tornando a planta independente da água para a reprodução.

Estão presentes no hemisfério norte (taigas) e também na região sul do Brasil mais precisamente na Mata das Araucárias.

domingo, 27 de maio de 2012

Biologia 01 - Pteridófitas

1. Pteridófitas

Grande novidade evolutiva: Vasos condutores de seiva, portanto são traqueófitos ou vasculares.
A presença de tecidos especializados na condução da seiva possibilitou aos vegetais, alcançar um grande tamanho, crescimento de árvores de mais de cem metros de altura. Vasos também possibilitam a rápida reposição de água, permitindo às plantas, ocupar um ambiente mais seco.

Samambaia

Biologia 01 - Briófitas

1. Briófitas

Vegetais fotossintetisantes de hábitat terrestre. Mais comuns são as espécies de água doce, não há marinhas.
Exemplos:

Musgos:
Polytrichum e Spagnum

Biologia 01 - Taxonomia Vegetal

1. Evolução dos vegetais no ambiente terrestre

Acredita-se que as primeiras plantas terrestres se originaram de algas verdes (clorofiladas), já com mutações que, no ambiente terrestre foram se sobressaindo com ajuda da velha seleção natural. São as plantas terrestres: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.